A FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL SANTA BÁRBARA foi instituída em 1991, por iniciativa da professora aposentada Maria de Lourdes Guimarães que doou um terreno de sua família.

O abrigo atende prioritariamente a crianças e adolescentes enviadas pelo juizado de menores da região de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo e adjacências.

A fundação Santa Bárbara é uma entidade sem fins lucrativos que cuida de cerca de 30 crianças e adolescentes em situação de risco social, filhos e/ou órfãos de portadores do vírus HIV, encaminhados pelo juizado da infância e da juventude da comarca de Nova Iguaçu.

Nossa entidade tem como missão promover o bem estar das crianças abrigadas através de atendimento na área de saúde, educação, psicossocial, formação profissional e preservação do vínculo familiar.

NOSSAS AÇÕES:

NA ÁREA DE SAÚDE

- Acompanhamento das crianças em serviços de saúde especializados.
- Acompanhamento de crianças portadoras do vírus HIV nos serviços de DST.
- Atendimento psicossocial por equipe multidisciplinar.

NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

- Garantia de matrícula das crianças e adolescentes na rede pública estadual e municipal.
- Acompanhamento pedagógico das crianças e adolescentes internos.
- Fomento de curso de formação profissional.
- Manutenção de curso de informática para crianças e adolescentes abrigados.

NA ÁREA PSICOSSOCIAL

- Atendimento de serviço social às crianças e adolescentes abrigados, bem como suas famílias com a finalidade de promover o estreitamento do vínculo familiar.
- Trabalho em conjunto com juizado com finalidade de reintegração familiar.
- Apoio social a comunidade com distribuição de cesta básica e medicamentos.